
Durante os passados meses tive a oportunidade de testar a Xiaomi Mi Box 4C, uma das opções da empresa para o mercado chinês.
Especificações
Sendo esta uma TV Box feita para o mercado chinês, a sua análise é bastante complicada. Contudo, começamos pelas especificações da mesma:
- CPU: Amlogic Cortex-A53 de 8 núcleos;
- GPU: Mali-450 com resolução máxima de 4K HDR;
- RAM: 1 GB;
- Armazenamento: 8 GB;
- Sistema Operativo: Android 6.0 com interface PatchWall;
- Conectividade: Bluetooth 4.1 e WiFi dual-band;
- Interface I/O: HDMI, AV e USB;
- Outras funções: Comando remoto.
São especificações bastante decentes para um produto com este preço. Porém, não são ideais para um desempenho excelente, pelo que por vezes notam-se certas perdas.
Design

Poderás pensar que a Xiaomi Mi Box 4C é grande, mas não é. É basicamente um quadrado com dimensões pouco maiores a um smartphone. É menor que um Apple TV, por exemplo.
Esta TV Box fica bem em qualquer sala, pelo que o comando também é bastante bonito. Todavia, a sua construção é toda em plástico, pelo que uma queda poderá deixar mossas profundas, tanto no comando como na TV Box.
Unboxing

A caixa de onde vem a Mi Box 4C possui uma forma rectangular e vem bastante bem organizada Como seria de esperar, vem tudo em chinês e o terás que comprar tanto o adaptador para tomada europeia como as pilhas para o comando. Dentro desta podemos encontrar o seguinte:
- Xiaomi Box 4C;
- Comando;
- Carregador de padrão chinês;
- Manual.
Sistema Operativo

É aqui que a coisa começa a ficar interessante. Embora o sistema operativo seja baseado em Android, não fornece qualquer tipo de liberdade. Vem com o launcher chamado Patchwall, que possui uma interface do género do Android TV.
Nesta temos todo o conteúdo em chinês e mesmo que consigamos mudar a linguagem para o Inglês, a interface da TV Box continua no mesmo idioma. Ao tentar instalar outro launcher, não foi possível mudar o mesmo, continuando sempre com o Patchwall ativo. Contudo, por incrível que pareça há vários filmes disponíveis, algo que seria bastante útil por cá – pena que estes estão em chinês ou legendados em chinês.
Podemos instalar aplicações de terceiros, como já tinha sido referido, pelo que tanto o Kodi como o Netflix funcionam. Este último, embora fique instalado apenas funcionou durante algum tempo, pelo que após atualização de software parou de funcionar. Algo que aparentemente foi propositado.
A aplicação do YouTube também funciona bastante bem, pelo que os vídeos ficam em qualidade decente. Como não existem serviços da Google, não é possível iniciar sessão e como seria de esperar, não é possível instalar os mesmos.
Desempenho
O desempenho da Xiaomi Mi TV Box 4C é q.b. É suficiente para exercer as funções para as quais a TV Box foi desenhada, com algumas perdas de desempenho bastante acentuadas em certas situações. Para resolver a situação a interface Patchwall possui um gestor de desempenho embutido.
Contudo, para o preço, não é realmente justo pedir à Xiaomi mais que isto.
Funcionalidades
Com um comando que funciona por Bluetooth, a interação com a Xiaomi Mi TV Box 4C é bastante facilitada, tirando o facto do sistema estar todo em chinês.
Foi me possível a visualização de conteúdo através de aplicações de terceiros, embora seja possível iniciar filmes da China através do Patchwall. Pelo que me deu a entender, a maioria do conteúdo é gratuita, havendo algumas partes da TV Box consideradas premium.
Veredito
Por fim, é possível fazer um veredito e responder à questão “Valerá a pena comprar?”. A minha resposta é um redondo não. É uma excelente opção para emigrantes chineses que se encontram em Portugal, mas apenas isso.
A Xiaomi MI TV Box 4C é feita para o mercado chinês, como tal não é feita para o conteúdo ocidental. Ao comprares esta TV Box estarás apenas a desperdiçar o teu dinheiro, pelo que a Xiaomi tem opções bastante melhores para o nosso mercado.
Por conseguinte, caso te sintas curioso, fica o link para a página da TV Box na Gearbest.
Xiaomi Mi TV Box 4C na Gearbest
Em alternativa recomendo estas TV Box para o nosso mercado.
Xiaomi TV Box (versão global com Android TV)
Xiaomi Mi Box S