Xiaomi Mi Box 4C: Valerá a pena comprar esta TV Box?

Xiaomi Mi TV 4C
Xiaomi Mi TV 4C

Durante os passados meses tive a oportunidade de testar a Xiaomi Mi Box 4C, uma das opções da empresa para o mercado chinês.

Especificações

Sendo esta uma TV Box feita para o mercado chinês, a sua análise é bastante complicada. Contudo, começamos pelas especificações da mesma:

  • CPU: Amlogic Cortex-A53 de 8 núcleos;
  • GPU: Mali-450 com resolução máxima de 4K HDR;
  • RAM: 1 GB;
  • Armazenamento: 8 GB;
  • Sistema Operativo: Android 6.0 com interface PatchWall;
  • Conectividade: Bluetooth 4.1 e WiFi dual-band;
  • Interface I/O: HDMI, AV e USB;
  • Outras funções: Comando remoto.

São especificações bastante decentes para um produto com este preço. Porém, não são ideais para um desempenho excelente, pelo que por vezes notam-se certas perdas.

Design

Xiaomi Mi TV Box 4C - Traseira
Xiaomi Mi Box 4C – Traseira

Poderás pensar que a Xiaomi Mi Box 4C é grande, mas não é. É basicamente um quadrado com dimensões pouco maiores a um smartphone. É menor que um Apple TV, por exemplo.

Esta TV Box fica bem em qualquer sala, pelo que o comando também é bastante bonito. Todavia, a sua construção é toda em plástico, pelo que uma queda poderá deixar mossas profundas, tanto no comando como na TV Box.

Unboxing

Xiaomi Mi TV 4C - Unboxing
Xiaomi Mi Box 4C – Unboxing

A caixa de onde vem a Mi Box 4C possui uma forma rectangular e vem bastante bem organizada Como seria de esperar, vem tudo em chinês e o terás que comprar tanto o adaptador para tomada europeia como as pilhas para o comando. Dentro desta podemos encontrar o seguinte:

  • Xiaomi Box 4C;
  • Comando;
  • Carregador de padrão chinês;
  • Manual.

Sistema Operativo

Xiaomi Mi TV Box 4C - Patchwall
Xiaomi Mi Box 4C – Patchwall

É aqui que a coisa começa a ficar interessante. Embora o sistema operativo seja baseado em Android, não fornece qualquer tipo de liberdade. Vem com o launcher chamado Patchwall, que possui uma interface do género do Android TV.

Nesta temos todo o conteúdo em chinês e mesmo que consigamos mudar a linguagem para o Inglês, a interface da TV Box continua no mesmo idioma. Ao tentar instalar outro launcher, não foi possível mudar o mesmo, continuando sempre com o Patchwall ativo. Contudo, por incrível que pareça há vários filmes disponíveis, algo que seria bastante útil por cá – pena que estes estão em chinês ou legendados em chinês.

Podemos instalar aplicações de terceiros, como já tinha sido referido, pelo que tanto o Kodi como o Netflix funcionam. Este último, embora fique instalado apenas funcionou durante algum tempo, pelo que após atualização de software parou de funcionar. Algo que aparentemente foi propositado.

A aplicação do YouTube também funciona bastante bem, pelo que os vídeos ficam em qualidade decente. Como não existem serviços da Google, não é possível iniciar sessão e como seria de esperar, não é possível instalar os mesmos.

Desempenho

O desempenho da Xiaomi Mi TV Box 4C é q.b. É suficiente para exercer as funções para as quais a TV Box foi desenhada, com algumas perdas de desempenho bastante acentuadas em certas situações. Para resolver a situação a interface Patchwall possui um gestor de desempenho embutido.

Contudo, para o preço, não é realmente justo pedir à Xiaomi mais que isto.

Funcionalidades

Com um comando que funciona por Bluetooth, a interação com a Xiaomi Mi TV Box 4C é bastante facilitada, tirando o facto do sistema estar todo em chinês.

Foi me possível a visualização de conteúdo através de aplicações de terceiros, embora seja possível iniciar filmes da China através do Patchwall. Pelo que me deu a entender, a maioria do conteúdo é gratuita, havendo algumas partes da TV Box consideradas premium.

Veredito

Por fim, é possível fazer um veredito e responder à questão “Valerá a pena comprar?”. A minha resposta é um redondo não. É uma excelente opção para emigrantes chineses que se encontram em Portugal, mas apenas isso.

A Xiaomi MI TV Box 4C é feita para o mercado chinês, como tal não é feita para o conteúdo ocidental. Ao comprares esta TV Box estarás apenas a desperdiçar o teu dinheiro, pelo que a Xiaomi tem opções bastante melhores para o nosso mercado.

Por conseguinte, caso te sintas curioso, fica o link para a página da TV Box na Gearbest.

Xiaomi Mi TV Box 4C na Gearbest

Em alternativa recomendo estas TV Box para o nosso mercado.

Xiaomi TV Box (versão global com Android TV)

Xiaomi Mi Box S

 

Sobre Ariano Ângelo 263 artigos
O meu interesse sobre tudo o que envolve a tecnologia vem desde muito cedo. Portanto, decidi criar o "Do Binário à Palavra" para informar sobre as novidades deste mundo e tentar tornar a mesma mais acessível a todos.