GeForce RTX 2080: Conhece as alternativas de algumas marcas

NVIDIA Geforce RTX Turing
NVIDIA Geforce RTX Turing

Com o lançamento da nova geração de GPUs da NVIDIA a aproximar-se, surgiram em leak as opções da GeForce RTX 2080 de algumas marcas.

As placas gráficas em questão são da MSI, GIGABYTE, EVGA, PNY, ZOTAC e por fim, a PALIT. Nestas imagens conseguimos ver as caixas e até as próprias placas. Para além disso, surgiram também fotografias do PCB (printed circuit board) da RTX 2080.

NVIDIA GeForce RTX 2080 - PCB
NVIDIA GeForce RTX 2080 – PCB

Para quem não sabe, é muito comum as marcas lançarem as suas próprias placas a usar o chip gráfico da NVIDIA. Assim sendo, a maioria da placa, como o cooler são desenhados por estas marcas, pelo a única parte proveniente da NVIDIA é a GPU.

Julga-se que a GeForce RTX 2080 venha com a nova arquitectura chamada “Turing” com 2944 núcleos CUDA e 8 GB de memória gráfica GDDR6.

Todavia, é importante mencionar também que a própria NVIDIA lança também as suas próprias placas gráficas, chamadas as “Founders Edition”.

MSI

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acima temos a MSI Duke. Possui o design característico da marca, com um cooler que aparenta ter recebido algumas melhorias. Na parte superior da placa temos o que aparenta ser alguns LEDs RGB.

GIGABYTE

Por parte da GIGABYTE temos a confirmação da existência da 2080 Ti. Esta virá em duas variantes, a GeForce RTX 2080 Ti Gaming OC e a Ti Windforce OC. Ambas possuem 11 GB de memória gráfia GDDR6.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por fim, temos as versões OC da GTX 2080. Para quem não sabe, estas vêm com os clocks desbloqueados para que seja possível o seu aumento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

EVGA

Nesta EVGA temos apenas a GTX 2080, pelo que julga-se que a versão Ti possua um cooler com 3 ventoinhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ASUS

Por parte da ASUS, temos as imagens de pelo menos 3 das suas placas gráficas. Estas são a ASUS GeForce STRIX RTX 2080, a ASUS GeForce RTX 2080 Dual e por fim a ASUS GeForce RTX 2080 Turbo. É indispensável realçar que os modelos Ti são totalmente iguais aos não-Ti.

Este slideshow necessita de JavaScript.

PNY

Por parte da PNY temos até os preços, que poderão chegar aos 1000$ para a RTX 2080 Ti e os 800$ para a RTX 2080. Não obstante, temos também capturas de ecrã das especificações de ambas as GPUs.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ZOTAC

Por parte da ZOTAC temos os seus modelos ZOTAC GeForce RTX 2080 AMP e a ZOTAC GeForce RTX 2080 Ti AMP. Além das especificações, os coolers destas também diferem pelo tipo de conexão à fonte.

Enquanto a RTX 2080 Ti precisa de uma conexão de 8+8 pinos, a não-Ti precisa de 8+6 pinos. Este facto revela um consumo de energia inferior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

PALIT

Last but not the least, temos os modelos da PALIT. É uma marca não muito reconhecida por cá, porém possui algumas opções de respeito.

Contrariamente a algumas marcas mencionadas previamente, a PALIT possui um cooler com um design bastante simples. A cor deste também faz referência à versão da Geforce RTX 2080 que se encontra por debaixo – se é, ou não, a 2080 Ti.

A apresentação oficial da nova geração de placas gráficas da NVIDIA para gaming será amanhã, na Gamescom.

Poderás acompanhar a dita apresentação na página oficial da empresa no Twitch: https://www.twitch.tv/NVIDIA

 

Fonte: Videocardz (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8)

Sobre Ariano Ângelo 258 artigos
O meu interesse sobre tudo o que envolve a tecnologia vem desde muito cedo. Portanto, decidi criar o "Do Binário à Palavra" para informar sobre as novidades deste mundo e tentar tornar a mesma mais acessível a todos.