Android Pie (9.0) lançado pela Google e já se encontra a chegar aos Pixel

Android Pie (9.0)
Android Pie (9.0)

Após algum tempo em desenvolvimento e até em fase de testes, a versão final do Android P foi finalmente lançada com o nome código “Pie”.

Para quem não sabe, “Pie” é o nome na língua inglesa para a torta/tarte. Assim sendo, a tarte foi o doce escolhido este ano pela Google para o Android 9.0.

O Android Pie (9.0) conta com bastantes novidades, que são tanto visuais como ao nível do funcionamento do sistema.

Novidades

Visualmente as mudanças estão por todo o sistema operativo, sendo bons exemplos a central de notificações e nas aplicações recentes.

Android P - Notificações
Android Pie – Notificações

Nas notificações, há a possibilidade de escolher entre algumas respostas rápidas (que de acordo com a Google são inteligentes). É uma função que poderá ser usada por todas as aplicações através de uma nova API do Android Pie chamada “MessagingStyle

Além do redesign dos “Recentes”, o Android Pie possibilita a navegação usando gestos (do género do iPhone X). Outras novidades é o suporte para ecrãs cortados (com o “notch”).

A inteligência artificial (machine learning) encontra-se bastante presente nesta nova versão do Android com funções como o Adaptative Battery e Adaptative Brightness.

Android Pie - Adaptative Battery
Android Pie – Adaptative Battery

A primeira aprende como o utilizador usa o seu smartphone, aplicando esse conhecimento na melhoria da autonomia. Esta melhoria na autonomia é feita fechando aplicações e parando outras funções quando não são necessárias.

O Adaptative Brightness é algo parecido ao que já existe no Android, porém mais inteligente aprendendo as preferências de brilho do utilizador ajustando-as automaticamente.

Outras melhorias poderão ser consultadas na publicação da Google.

Disponibilidade

Relativamente à disponibilidade, o Android Pie (9.0) já pode ser instalado nos Google Pixel.

Contudo, para surpresa de muitos o Essential Phone já se encontra a receber a nova versão do Android através de atualização.

Abaixo estão os links das imagens para os Google Pixel:

Instruções de como instalar as imagens OTA podem ser encontradas aqui, enquanto que instruções para instalar as imagens de fábrica podem ser encontradas aqui.

Quem possui um Essential Phone poderá procurar por atualizações, pelo que este smartphone já se encontra a receber a atualização por OTA.

Relativamente aos smartphones das restantes marcas, os equipamentos que fizeram parte dos testes beta da Google deverão receber muito brevemente. Estes são:

  • Nokia 7 Plus
  • OnePlus 6
  • Oppo R15 Pro
  • Sony Xperia XZ2
  • Vivo X21UD
  • Vivo X21
  • Xiaomi Mi Mix 2S

No entanto, mais informações de outras marcas deverão surgir, portanto, continua [email protected] ao DBaP!

 

Fonte: Android Authority (1, 2) e Google

Sobre Ariano Ângelo 262 artigos
O meu interesse sobre tudo o que envolve a tecnologia vem desde muito cedo. Portanto, decidi criar o "Do Binário à Palavra" para informar sobre as novidades deste mundo e tentar tornar a mesma mais acessível a todos.