Estas são as novidades do primeiro dia da Google I/O de 2018

Google I/O 2018

A Google I/O é um dos grandes eventos dinamizados pela empresa. Hoje foi o primeiro dia deste, onde foram apresentadas algumas novidades bastante interessantes, que incluem o Android P e outros serviços da empresa.

Android P

Android P
Android P

O grande destaque do dia de hoje foi para o Android P, a nova versão do sistema operativo móvel mais usado do mundo.

A Google está a focar-se em 3 pontos chave para esta nova versão do Android: inteligência, simplicidade e o bem estar digital.

Focando-se no último ponto vai introduzir uma nova função chamada “Android Dashboard”. Basicamente esta servirá para controlar o teu uso do equipamento.

Android Dashboard

Android Dashboard
Android Dashboard

Através desta poderás saber as tuas estatísticas de uso das aplicações do teu equipamento (tanto da Google como de terceiros de estes escolherem suportar esta função). Caso esta note que estás a usar, por exemplo, o YouTube há mais de uma hora perguntar-te-á se não queres tirar um descanso do teu equipamento.

Poderás também definir um tempo limite de uso para cada aplicação, pelo que caso excedas o tempo definido, o ícone da aplicação ficará cinzento.

Dentro desta função foi também introduzido a função “Shush”, pelo que basta pousares o teu smartphone com o ecrã virado para baixo que este desligará todas as notificações – para evitar distrações.

Por fim, a função “Wind Down” tornará o teu ecrã cinzento quando chegar a hora de ir dormir – que tu definires. Contudo, é importante referir que o Android Dashboard poderá ser totalmente desativado.

Adaptive Battery

Android Adaptive Battery
Android Adaptive Battery

Com o Android P, a Google planeia lançar mais uma função que tem como objetivo melhorar a utilização da bateria. Esta chama-se “Adaptive Battery” e resulta do trabalho entre a equipa que desenvolve o Android e a do DeepMind.

Utiliza machine learning para aprender os teus hábitos fazendo assim uma gestão de energia mais eficiente, conseguindo poupar + 30% de bateria relativamente às versões anteriores do Android.

Fazendo também uso de machine learning, haverá uma função chamada “Adaptive Brightness” que aprende as preferências de brilho do utilizador em determinado ambiente. É uma solução para o facto do brilho automático usando a luz ambiente não agradar a todos.

A Google também se encontra a adicionar novos gestos ao Android. Por exemplo, mais que um deslize para cima no menu “Recentes” fará com que apareça o menu de aplicações. Além disso, o sistema passará a oferecer sugestões contextuais.

Por exemplo, caso tenhas a auto-rotação desativada e rodares o teu equipamento, o sistema vai sugerir que atives a auto-rotação.

App actions e Slices

Android Slices
Android Slices

Por fim, temos as funções “App Actions” e “Slices”. A primeira procurará prever corretamente a próxima ação que vais querer tomar enquanto usas o teu smartphone. Por exemplo, se ligares uns auscultadores ao teu dispositivo, poderás receber uma “action” a sugerir tocar a última música que ouviste.

Estas “sugestões contextuais” aparecerão na Página Inicial, durante as pesquisas ou no Google Assistant.

Outra novidade é que a infame notificação que avisa que uma aplicação se encontra a utilizar demasiada bateria desaparecerá no Android P.

Google Assistant

Google Assistant Redesign
Google Assistant Redesign

O Google Assistant é o famoso assistente virtual da empresa – que ainda não se encontra disponível em Português de Portugal. No entanto, por este andar não estará tão depressa.

É bastante inteligente e, por sinal, ficará ainda mais a partir de agora.

Uma das grandes funções é o “Google Duplex”. Esta é bastante inovadora, permitindo transformar o Google Assistant ainda mais inteligente. Por exemplo, permitirá a marcação de uma hora na tua/teu cabeleireira/o favorita/o apenas através do Assistant.

Outra novidade é a adição de seis novas vozes para o Google Assistant (inglesas) Estas permitirão aos utilizadores que falem inglês utilizem essa linguagem para dar um “toque pessoal” a esta função.

Agora poderás fazer perguntas seguidas ao Google Assistant, criar rotinas personalizadas havendo mais de um milhão possíveis. Este também sofreu um redesign.

Uma função que poderá ser engraçada, adicionada ao Google Assistant é a “Pretty Please”, que é parte da “Family Link”. Esta fará com que o Assistant detecte se uma criança está a falar para ele e caso seja bem educada, usando palavras como “Obrigado” ou até um “Por favor”, o Assistant dará um “reforço positivo” à criança.

Google Fotos

Google Fotos
Google Fotos

A aplicação Google Fotos também ficará mais inteligente, recebendo funções que usam machine learning. Por exemplo, a aplicação fará sugestões para melhoramento das tuas fotografias, que poderão partir de uma simples rotação da fotografia a alterações na saturação e exposição.

Utilizando a inteligência artificial, a aplicação irá detectar os elementos nas tuas fotografias. Assim haverão bibliotecas de fotografias partilhadas mais inteligentes. Ao reconhecer determinada pessoa numa fotografia tua, fará a partilha automática dessa fotografia na biblioteca que ambos partilham.

Por fim, a Google criou o “Partner Program” para os programadores. Este servirá para auxiliar o programador na integração da API do Google Fotos – que agora é aberta – nas aplicações que estes se encontram a desenvolver.

A parte do Assistant da aplicação também recebeu uma nova função.

Google Lens

A grande novidade relativamente à Google Lens, é que esta poderá ser integrada nas aplicações da Câmara de fabricantes de terceiros.

O Lens também se encontra a receber a seleção de texto inteligente, que permitirá selecionar o texto capturado pela câmara e copiar para o sistema para colar em outras aplicações.

Google News

Google News Newscasts
Google News Newscasts

A aplicação de notícias da Google vai receber a atualização que merece, sendo esta uma melhoria de peso. Esta receberá um redesign que tem em vista a melhoria da sua usabilidade.

Agora aparecerão também imagens e vídeos e haverá maior destaque para as notícias locais. Para além disso, haverá um novo visual chamado “Newscasts” para providenciar novas informações acerca de um assunto sobre o qual estejas interessado, como trailers, tweets e artigos.

Contudo, poderás subscrever a publicadores (jornais, sites de notícias…) com uma função chamada “Subscribe with Google”. Contudo, esta apenas será lançada durante as próximas semanas. Já o redesign da aplicação deverá chegar durante os próximos dias.

Google Maps

Google Maps Your Match
Maps – Your Match

A Maps também terá direito a novidades. A primeira será um separador na aplicação chamado “For You” que basicamente fará a sugestão de lugares, baseados na sua popularidade recente – retirada obviamente dos dados da empresa.

O separador “Trending This Week” fará sugestões dos restaurantes mais populares na semana. Por fim, temos o separador chamado “Your Match”.  Este serve para dar a percentagem de correspondência entre os lugares do separador “For You” e os teus interesses pessoais conhecidos pela Google.

Gboard

O Gboard é o teclado da Google e receberá suporte ao código morse (apenas para o inglês dos Estados Unidos). Caso queiras testar esta função, terás que instalar a aplicação beta que foi lançada hoje e mudar a linguagem do teclado para a referida.

 

Até ao dia 10 deste mês haverá Google I/O. Isto significa que restam mais dois dias repletos de novidades, por isso, continua [email protected] ao DBaP!

 

Junta-te à discussão no nosso grupo sobre Android!

 

Fontes: Android Authority (1, 2, 34 e 5) e Android Central (1, 2, 3 e 4)

Sobre Ariano Ângelo 197 artigos
O meu interesse sobre tudo o que envolve a tecnologia vem desde muito cedo. Portanto, decidi criar o "Do Binário à Palavra" para informar sobre as novidades deste mundo e tentar tornar a mesma mais acessível a todos.