Beta do Android P já se encontra disponível para os Pixel e outras marcas

Curioso para conheceres o Android P? Podes aceder à Beta se tiveres um destes dispositivos!

Android P
Android P

A Developer Preview 2 do Android P já se encontra disponível. Quem estiver inscrito no Android Beta poderá ter o seu dispositivo pronto a testar esta versão do Android. A grande novidade aqui é que esta versão beta estará disponível para smartphones de outras marcas.

Felizmente a Google permite que outros fabricantes tenham acesso à versão Beta do seu novo sistema operativo, tal como a família Pixel. Todavia, salientamos que esta confirmação foi dada pela tecnológica norte-americana.

Os dispositivos que estarão aptos para receber a Beta serão o Sony Xperia XZ2, o Xiaomi Mi Mix 2S, o Nokia 7 Plus, o Oppo R15 Pro, o Vivo X21, o OnePlus 6, o Essential PH-1 e os dispositivos da família Pixel da Google.

Explicação gráfica Project Treble
Explicação gráfica Project Treble

Não obstante, esta disponibilização será realizada graças ao Project Treble. Para quem desconhece, este foi introduzido com o Android Oreo e permite que as fabricantes sejam mais eficientes com as atualizações dos seus dispositivos.

O Project Treble consiste em o dispositivo possuir uma partição em separado, onde estarão todos os “drivers proprietários”. Assim, torna desnecessária a modificação do framework do Android para a inserção destes.

No site do Android Developers consta uma completa lista de smartphones que estarão disponíveis para receber as versões beta do Android P.

Caso tenhas algum destes dispositivos e estejas curioso para testar o novo sistema operativo poderás aceder a este link e inscreveres ao Android Beta. No link poderás encontrar informações acerca do programa beta, inclusive os procedimentos de inscrição.

OnePlus 6 - Painel Frontal
OnePlus 6 – Painel Frontal

No caso do OnePlus 6, este será apresentado no dia 16 de maio, em Londres e seguidamente na China e na Índia. No entanto, julgamos que chegará logo aos dos seus utilizadores que poderão utilizar esta primeira versão beta do Android P.

Relembramos ainda que este smartphone será baseado na última versão do Android Oreo (8.1) com a interface OxygenOS da marca.

O Android Developer Preview é ainda uma versão em estágio de desenvolvimento. Como tal, não recomendamos que utilizes no seu smartphone diário. Por outro lado, aconselhamos este género de processos apenas a utilizadores experientes.

Por conseguinte, sabemos que o Android P trará algumas funcionalidades interessantes. Nestas estarão presentes o recorte de exibição e o acesso ao MessagingStyle, do qual permitirá notificações mais ricas das tuas mensagens. Para além disto, também trará o acesso ao fluxo simultâneo de duas ou mais câmaras, de acordo com o dispositivo.

Contudo, relambramos que o nome do Android P não foi ainda apresentado oficialmente. Neste sentido, o seu nome final somente será revelado em agosto pela Google.

Brevemente saberemos mais novidades acerca desta informação. Por isso, sugerimos que continues [email protected] ao DBaP para futuras atualizações!

 

Junta-te ao nosso grupo sobre o Android!

 

Fontes: Fórum OnePlus, OnePlusAndroid Authority

Sobre Mariana Garcia 90 artigos
Estudante de mestrado em Gestão das Organizações e bastante curiosa pela intelectualidade e pela tecnologia.