Review: Xiaomi Huami Amazfit Bip – Um smartwatch acessível

Fica a saber o que achei deste smartwatch!

Xiaomi Amaztit Bip
Xiaomi Amaztit Bip

Nos passados meses tive a oportunidade de testar o smartwatch mais barato da empresa, o Xiaomi Huami Amazfit Bip. Durante este tempo, consegui analisar perfeitamente o dispositivo, o que me permite agora elaborar review sobre o mesmo.

As especificações deste equipamento permitem que ele possua bastante funções que poderão ser úteis, tanto para quem pratica desporto como para quem quer apenas um relógio inteligente:

  • Ecrã: 1.28 polegadas protegido por vidro Corning Gorilla Glass 3;
  • Certificação: IP68, o que permite estar submerso a água e torna-o resistente a poeiras;
  • Sensores:
    • Sensor de batimentos cardíacos ótico;
    • Sensor geomagnético;
    • Barómetro.
  • Conectividade: Bluetooth 4.0 e possui sistemas de geoposicionamento GPS e Glonass;
  • Bateria: 190 mAh o que permite uma autonomia estimada até 30 dias;
  • Peso: 31 gramas.

 

Embalagem

Xiaomi Amazfit Bip - Unboxing
Xiaomi Amazfit Bip – Embalagem e conteúdos

A versão que testei é a chinesa, por isso a embalagem do mesmo veio em chinês, tal como o seu manual. A embalagem é basicamente um cubo, e ao abrir o mesmo podemos ver o relógio com uma película no ecrã.

Ao levantar o relógio vem uma caixa mais pequena que possui a dock de carregamento do Xiaomi Huami Amazfit Bip. Basicamente é tudo o que se pretende de uma embalagem: simples e fácil de retirar o equipamento juntamente com os seus acessórios.

 

Ecrã

Xiaomi Huami Amazfit Bip - Ecrã
Xiaomi Huami Amazfit Bip – Ecrã

Como já foi referido, o Amazfit Bip possui um ecrã de 1.28 polegadas. Este mostra toda a informação que pretendemos ver no relógio, e encontra-se constantemente ligado.

Porém, existe uma função que liga automaticamente a luz do mesmo ao levantar o braço. Assim, facilita a visualização das horas à noite ou em situações de alta luminosidade.

No entanto, a qualidade deste ecrã não é boa, pelo que o conteúdo encontra-se muito pixelizado. A situação torna-se notória com “watch faces” mais complexas, pelo que estas ficam com uma qualidade bastante má.

Não obstante, cumpre o seu objetivo.

 

Sistema operativo e funções

Xiaomi Huami Amazfit Bip
Xiaomi Huami Amazfit Bip

O sistema operativo do Xiaomi Huami Amazfit Bip possui algumas funções incluídas. Estas são o alarme, bússola, medição de batimentos cardíacos, temporizador e meteorologia. Por fim temos as funções para acompanhamento de exercícios físicos que vão desde a caminhada até à comum corrida.

Todavia, o smartwatch necessita de uma ligação à aplicação Mi Fit, que possui tanto versão para o Android como para o iOS.

Captura de ecrã - Mi Fit
Captura de ecrã – Mi Fit

Após a primeira ligação à dita aplicação, é importante voltar a ligar o smartwatch a esta pelo menos uma vez por dia. Isto servirá para sincronizar os dados obtidos pelo relógio, como o número de passos, batimentos cardíacos por minuto e os exercícios que realizaste nesse dia.

Por conseguinte, o Amazfit Bip obtém também dados meteorológicos do smartphone. Poderás também alterar a “watch face” no próprio relógio pelo que poderás baixar novas na aplicação Mi Fit.

Xiaomi Huami Amazfit Bip - Exercício físico
Xiaomi Huami Amazfit Bip – Exercício físico

Deste modo, durante o exercício físico o relógio mostra os batimentos cardíacos e a duração do mesmo. Para acederes a mais dados precisarás de sincronizar o mesmo com o teu smartphone, pelo que poderás ver até a distância percorrida e até a marcação no mapa do trajeto percorrido.

 

Precisão e linguagem

A precisão deste smartwatch, tanto ao nível do GPS como do sensor de batimentos cardíacos pode não ser a melhor, por vezes. Contudo, na maioria das vezes exercem bem as suas funções.

Convém destacar que existem duas versões do Xiaomi Huami Amazfit Bip, a chinesa e a internacional. A linguagem do sistema da primeira é o chinês, embora existem versões da aplicação Mi Fit que a mudam para o inglês.

O que nos leva a um dos maiores defeitos deste smartwatch: o suporte a linguagens. Além de não haver uma opção para selecionar idiomas, o relógio suporta apenas dois: o chinês e o inglês.

Caso o Mi Fit não mude do chinês para o inglês a solução será mudar a linguagem do teu smartphone também para o inglês.

 

Autonomia

Xiaomi Huami Amazfit Bip - Autonomia
Xiaomi Huami Amazfit Bip – Autonomia

A Xiaomi estima que a bateria do Amazfit Bip permita uma autonomia até 45 dias. Porém, não discordo com a empresa.

Não obstante, convém destacar que só é possível atingir este nível de autonomia com um uso bem especifico: basicamente usar o relógio apenas para ver as horas e para acompanhamento de exercício físico algumas vezes ao mês.

Ao ativar outras funções do relógio, como por exemplo o acompanhamento dos batimentos cardíacos ao minuto os níveis de autonomia descem bastante – como seria de esperar. Afinal, o mesmo se verifica com o constante uso do smartwatch.

Contudo, a autonomia do Xiaomi Huami Amazfit Bip é excelente. É possível usar o smartwatch durante semanas sem haver a preocupação de o ligar à dock de carregamento.

 

Qualidade de construção

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Xiaomi Huami Amazfit Bip possui uma construção de vidro e policarbonato – basicamente plástico. Vem também com uma bracelete de silicone que pode facilmente ser mudada por outra compatível.

Consequentemente, a qualidade de construção deste não é má. Mas também não é das melhores. O vidro é um Corning Gorilla Glass 3 o que lhe profere alguma resistência a riscos e a choques.

Porém, o plástico do corpo poderá gerar algumas desconfianças. Estas devem-se à fragilidade deste material. Porém, não foi experienciado qualquer problema relativamente a este assunto pelo que apenas achei importante mencionar esta característica.

 

Veredicto

Após análise a este equipamento, é possível criar uma lista de prós e contras:

  • Prós:
    • Preço
    • Funções
    • Autonomia
    • Vasta variedade de sensores
  • Contras:
    • Ecrã
    • Construção
    • A dock possui um cabo muito frágil
    • Falta de opções de linguagens no sistema operativo.

Em suma, tendo em conta a sua relação qualidade-preço, é possível proferir uma pontuação de 7 em 10 ao Xiaomi Huami Amazfit Bip.

 

Podes adquiri o teu!

Amazon.es | Gearbest (versão lite e internacional)

Junta-te ao nosso grupo sobre a Xiaomi

 

Sobre Ariano Ângelo 197 artigos
O meu interesse sobre tudo o que envolve a tecnologia vem desde muito cedo. Portanto, decidi criar o "Do Binário à Palavra" para informar sobre as novidades deste mundo e tentar tornar a mesma mais acessível a todos.