Review: Honor V10/Honor View 10, mais ecrã por menos dinheiro

Honor View 10/V10
Honor View 10/V10

A Honor, tem tido o cuidado de lançar para o mercado equipamentos muito atraentes, com boas especificações e quase sempre a um preço muito apetecível. Neste artigo é feita a review ao Honor View 10/V10.

Quando testei o Honor V9, fiquei bastante agradado com o smartphone. Por esta razão, senti a necessidade de testar e ver como se comporta o seu “irmão” mais recente, o Honor View 10. Convém frisar que testei o V10, a variante chinesa do View 10.

O View 10 veio concorrer diretamente com o OnePlus 5T e na minha opinião diria que chegou, “View” e venceu já que em nada fica a dever ao 5T.

Especificações

Abaixo temos a lista de especificações detalhada desta variante do Huawei View 10 (o V10).

  • Ecrã: 5.99 polegadas, com resolução FHD+, rácio 18:9 e tecnologia IPS;
  • SoC: HiSilicon Kirin 970, com litografia de 10 nm;
  • GPU: Adreno 540;
  • RAM: 4/6 GB LPDDR4X;
  • Armazenamento Interno: 64/128 GB;
  • Câmara Principal: sensor RGB de 16 MP, com abertura de f/1.8;
  • Câmara Secundária: sensor monocromático de 20 MP;
  • Câmara Frontal: 13 MP com abertura de f/2.0 e tamanho do pixel de 1.4μm;
  • Sistema Operativo: Android Oreo (8.0), com interface do utilizador EMUI 8;
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2, suporta sistemas de geoposicionamento GPS/AGPS, GLONASS, BDS e conta ainda com NFC;
    • Bandas 2G – 850 / 900 / 1800 e 1900;
    • Bandas 3G – 850 / 900 / 1900 e 2100;
    • Bandas LTE – 1, 3, 5, 8, 38, 39, 40 e 41;
    • Bateria: 3750 mAh com tecnologia de carregamento rápido de 5V/4.5A;
  • Porta: USB Type – C;
  • Dimensões: 157 x 75 x 7 mm;
  • Peso: 172 gramas;
  • Outras características: Leitor de impressões digitais.

Unboxing

Honor View 10/V10 - Unboxing
Honor View 10/V10 – Unboxing

Retirar um equipamento novo de dentro da caixa deveria ser algo do género “UAUUU”, mas quase todas as marcas relegaram isso para segundo plano. Assim sendo, vamos encontrar os seguintes componentes dentro da caixa do V10:

  • Carregador com tecnologia de carregamento rápido;
  • Cabo USB Type-C;
  • Chave para a bandeja dos cartões;
  • Capa de silicone;
  • Manuais.

Design

Devido ao facto de ser um topo de gama, a primeira coisa que surpreende ao retirar o V10 da caixa, é um ecrã bezel-less, fazendo o seu design bastante elegante com margens laterais bastante finas.

Honor View 10 - Margens
Honor View 10/V10 – Margens

O Honor View 10 é um telefone realmente bonito. O ecrã de 5,99 polegadas é imponente e confere um design muito interessante ao equipamento mesmo que, na verdade, seja quase impossível usar o dispositivo com uma mão.

Todavia, não deixa de ser um smartphone muito confortável e esteticamente quase perfeito.

A Honor não desilude e construiu este equipamento todo em alumínio. Para se diferenciar dos seus mais diretos concorrentes optou por colocar o sensor de impressões digitais na parte frontal do equipamento, e acreditem, ficou perfeito assim.

Honor View 10 - Construção 3
Honor View 10/V10 – Construção

A traseira do equipamento, tal com já referi, é construída em alumínio com um design minimalista e conta uma configuração de duas câmaras.

Estas encontram-se sobressaídas, o que é para muitos um ponto negativo. Contudo, esta saliência torna o Honor View 10 distinto de toda concorrência deixando para trás o padrão de construção seguido por todos os outros fabricantes.

O formato da dupla câmara em circulo é quase uma marca registada da Honor, uma vez que é um design usado em quase todos os equipamentos da “sub marca” da Huawei. Sim eu sei, não é para todos, mas eu acho particularmente atraente.

Construção

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Honor V10 tem um corpo arredondado tornando assim o equipamento ainda mais ergonómico. As suas dimensões são de 157 x 75 x 6.97 mm e um peso total de 172 gramas. É equipamento grande mas muito suportável em relação ao peso.

A espessura de apenas 7 milímetros torna o Honor V10 um dos smartphones mais finos que existe no mercado.

Ecrã

Ao manter o sensor de impressão digital na frente do equipamento significa que ficou “apenas” com espaço para um ecrã de 5,99 polegadas, enquanto que o OnePlus 5T (com o sensor na parte de trás) teve espaço para um ecrã de 6,01 polegadas.

Se não tivesse escrito um artigo sobre o 5T nem teria dado conta da diferença de tamanho já que esta é mínima.

Assim sendo, o Honor View 10 vem equipado com um ecrã IPS de 5,99 polegadas, com uma resolução de 1080 x 2160 e uma densidade de pixeis de 403 PPI e uma proporção de 18:9. Este ecrã coloca o Honor V10 no topo de sua categoria.

Honor View 10 - Ecrã
Honor View 10/V10 – Ecrã

A Honor optou por não colocar um ecrã OLED neste equipamento, no entanto, o View 10 possui cores vibrantes o suficiente e os ângulos de visão estão absolutamente perfeitos.

Gosto particularmente deste ecrã, pelo que neste momento é o meu equipamento pessoal. Este adapta-se bem a qualquer tipo de ambiente, sendo que mesmo em ambientes de grande luz natural, o conteúdo do ecrã é perfeitamente visível em qualquer ângulo.

Por falar em conteúdo, e porque sou um grande consumidor de multimédia, diria que o View é um equipamento perfeito. Colocar um ecrã de 18:9 foi realmente uma aposta inteligente.

Desempenho

Huawei View 10/V10 - AnTuTu
Honor View 10/V10 – AnTuTu

O Honor vem equipado com o SoC Hisilicon Kirin 970, que conta com um processador de oito núcleos (4 x2.4 GHz Cortex-A73 + 4 x 1.8 GHz Cortex-A53). São especificações de topo para um equipamento que pretende “combater” com os gigantes do mercado.

Se gostas de jogos e de tarefas multitasking podes ficar tranquilo porque este Honor View 10 não te vai deixar envergonhado, nem com cabelos brancos, já que tem potência para rodar qualquer jogo ou qualquer aplicação. A sua GPU é uma ARM Mali-G72 MP12.

A versão que comprei possui a combinação de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Penso que seja mais do que suficiente para o uso diário.

Contudo, está disponível ainda para venda as  versões com 6/64 e 6/128. Todas as versões tem a possibilidade de expandir a memoria até 256 GB, através de cartão MicroSD.

Sistema operativo

Honor View 10 - Sistema Operativo
Honor View 10/V10 – Sistema Operativo

O Honor View 10 vem com o Android Oreo (8.0), por baixo da interface do utilizador da Huawei, a EMUI 8. Para muitos poderá ser uma problema, contudo a EMUI está cada vez mais estável e limpa, possibilitando também a personalização.

Esta permite que controles tudo, desde transições da Página Inicial, Temas, Ícones de aplicações, a calibração de cores do ecrã, até ao layout da barra de navegação.

Tal como o Huawei Mate 10 , também este o View 10 conta com funções auxiliadas por Inteligência Artificial – devido ao seu SoC, o HiSilicon Kirin 970 – contando assim com uma série de funções inteligentes tal como o tão desejado reconhecimento facial para desbloqueio do smartphone.

Autonomia

Honor View 10 - Autonomia
Honor View 10/V10 – Autonomia

A bateria do Huawei View 10/V10, aguenta na perfeição um dia inteiro. Desde que tenho o equipamento, nunca tive necessidade de recarregar durante o dia.

A bateria de 3750mAh tem suporte para a tecnologia Huawei Super Charge 3.0. Esta é uma tecnologia de carregamento rápido que promete uma carga de 50% em 30 minutos.

O sistema operativo deste equipamento também permite muitas opções de economia de bateria nas configurações, a partir de modos tradicionais que desligam os processos de fundo até a escala de resolução, diminuindo assim a carga no hardware e aumentando a autonomia.

Conectividade e Sensores

As funcionalidades oferecidas pelo Honor V10 são muitas. Começando pelo LTE 4G que permite a transferência de dados a altas velocidades e excelente navegação na Internet.

No que a conectividade diz respeito, temos o 4G VoLTE, WiFi 802.11ac (2.4GHz/5GHz), Bluetooth 4.2 LE, sistemas de geoposicionamento A-GPS, GLONASS, BDS, porta USB Type-C e por fim NFC.

Já nos sensores vamos encontrar, sensor de proximidade, de luminosidade, acelerómetro, compasso, giroscópio e barómetro. Convém ainda referir que o leitor de impressões digitais funciona de uma forma perfeita, sendo extremamente rápido.

Câmara

Honor View 10 - Câmaras
Honor View 10/V10 – Câmaras

O smartphone vem equipado com uma câmara principal de 16 MP (RGB), com abertura de f/1.8, PDAF e uma secundária de 20 MP (monocromática). Esta pode também gravar vídeo até a resolução 4K, a 30 FPS.

Em ambientes de boa luz natural, o Honor View 10/V10 consegue tirar fotografias excelentes, com detalhes amplos e excelente equilíbrio de exposição.

O auto-foco e a deteção de fase são bastante rápidos e eficientes. A abertura f/1.8 é larga o suficiente para captar muita luz no sensor sempre que tocas no botão obturador.

Fotografias

Este slideshow necessita de JavaScript.

À noite, as coisas ficam visivelmente mais “fracas”, perdendo um pouco de detalhe, mas ainda assim, esta conjugação de câmaras tem vantagem sobre telefones de preço semelhante, como por exemplo o 5T.

Existe um aspeto em que a Huawei/Honor são praticamente imbatíveis – os modos de fotografia. Assim sendo, na aplicação da câmara – ao deslizar o dedo para a direita e encontrarás 17 modos de câmara especiais, que podem substituir o disparo automático padrão.

Honor View 10 - Modos da Câmara
Honor View 10/V10 – Modos da Câmara

O Honor View 10 oferece a possibilidade de captar fotografias com formato RAW, o que são excelentes notícias para os fãs de fotografia.

Também terás filtros, modos panorâmicos, marcas d’água e o recurso Funky Light Painting, que produz resultados trippy à noite. Além disso, há uma banda de modos de vídeo, incluindo câmara lenta e time-lapse.

Os resultados da câmara frontal de 13MP, com abertura de f/2.0 também são bons, com imagens que capturam uma quantidade decente de detalhes e modos de beleza muito melhores, quando comparados aos restantes equipamentos da mesma categoria. Esta também pode capturar vídeo em 1080P

Opinião

Tive a oportunidade de testar uma boa parte dos equipamentos da Honor, e sem dúvida alguma, o Honor View 10 foi o que mais me agradou.

É certo que poderia ter uma câmara melhor, mas atendendo à gama de preço em que esta inserido dificilmente se encontrara melhor. Assim sendo vou lhe atribuir as seguintes notas:

  • Hardware: 9 / 10
  • Ecrã: 8.2 / 10
  • Câmara: 8.5 / 10
  • Desempenho: 8.9 / 10

Sobre Filipe Marques 7 artigos
Não é segredo que a internet facilitou — e muito! — a maneira como vivemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Fazer chegar a tecnologia a todos na forma escrita não é propriamente fácil, mas é um desafio. Tal como a vida.