Spectre: Intel lança correção para a geração de CPUs “Skylake”

Gearbest Promotion for  Flagship Store- From just $0.99 promotion
Intel Skylake
Intel Skylake

Há alguns meses foram descobertas duas vulnerabilidades gravíssimas nas microarquiteturas da Intel. Estas foram chamadas “Spectre” e “Meltdown” e permitiram que dados pessoais fossem roubados incluindo contas, palavras-passe e cartões de crédito.

Embora tenham sido descobertas recentemente, estas vulnerabilidades já se encontravam presentes nas microarquiteturas da Intel há alguns anos, comprometendo assim várias gerações de processadores, inclusive as mais atuais.

Inicialmente foram lançadas atualizações cujo o objetivo era mitigar estas vulnerabilidades. Contudo o processador sofria perdas de desempenho (entre 5% a 30%, dependendo do processador). Os processadores a partir da 4ª geração (microarquitetura Haswell) sofreram menos perdas, embora estas ainda são significativas.

Estas “correções” já receberam criticas de nomes importantes no mundo da tecnologia, como por exemplo Linus Torvalds. Para ele, estas correções são “lixo”, chegando mesmo a afirmar que a Intel não sabe o que está a fazer.

Meltdown e Spectre- Apple
Meltdown e Spectre

É certo que têm havido problemas com algumas destas correções. Por isso, a Intel anunciou que vai lançar novas atualizações para os processadores de microarquitetura Skylake (6ª geração), através de firmware de OEM (Original Equipment Manufacturer).

Estas novas atualizações têm a finalidade de corrigir desligamentos espontâneos em alguns sistemas que se encontram a correr a primeira lançada para esta geração de computadores.

A Intel afirma que irá lançar versões beta destas correções para que os utilizadores possam testar. Com base no seu feedback a empresa conseguirá melhorar bastante as versões finais, que serão lançadas para todos.

Caso possuas um processador Intel com microarquitetura Skylake, deverás receber esta atualização brevemente. Se não souberes qual a geração do teu CPU Intel, basta olhar o modelo do mesmo. Se a série de quatro números começar por um 6, significa que pertence a esta geração.

 

Intel Core i7-7700K – 284,06€

 

Via: PCGamer

Fonte: Intel

Sobre Rodrigo Amorim 9 artigos
Comecei a escrever para o DBaP porque gosto de ficar a par de novidades no mundo da tecnologia e quero sempre aprender mais.