Huawei Mate 10, será este o melhor equipamento do mercado?

Huawei Mate 10
Huawei Mate 10

Durante as passadas semanas tive a oportunidade de testar a variante de 64/4 GB do Mate 10. Neste artigo ficarás a saber o que achei dele!

Dada a sua reputação, a Huawei não pode dar ao luxo de lançar para o mercado qualquer tipo de equipamento. Isto porque esta foi habituando o seu público a equipamentos de qualidade de topo.

O Huawei Mate 9 foi um smartphone adorado por muitos, pelo que marca chinesa não poderia de maneira alguma desfraldar os seus fãs com o sucessor deste “monstro”.

Especificações deste Huawei Mate 10

  • Ecrã: 5.9 polegadas, com resolução QHD (1440 x 2560), rácio 16:9 e tecnologia IPS com HDR10;
  • SoC: HiSilicon Kirin 970, com NPU (Neural Processing Unit) embutida e Litografia de 10 nm;
  • GPU: Mali G72;
  • RAM: 4 GB LPDDR4X;
  • Armazenamento Interno: 64 GB;
  • Câmara Principal: 12 MP, com abertura de f/1.6, OIS e distância focal de 27 nm.
  • Câmara Secundária: monocromática de 20 MP, com as mesmas especificações da principal.
  • Câmara Frontal: 8 MP com abertura de f/2.0;
  • Sistema Operativo: Android Oreo (8.0) por baixo da interface do utilizador EMUI 8.0.
  • Conectividade:
  • Bandas 2G: 850 / 900 / 1800 e 1900;
  • Bandas 3G: 800 / 850 / 900 / 1700(AWS) / 1900 e 2100;
  • Bandas 4G: 1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9 / 12 / 17 / 18 / 19 / 20 / 26 / 28 / 34 / 38 / 39 e 40;
  • Bateria: 4000 mAh com tecnologia de carregamento rápido de 4.5V/5A;
  • Porta: USB Type – C;
  • Outras características: Certificação IP67 e leitor de impressões digitais.

Unboxing

Huawei Mate 10 - Unboxing
Huawei Mate 10 – Unboxing

Confesso que esperava ter um experiência de unboxing mais requintada, mas a Huawei optou por um oferecer uma experiencia de unboxing mais simples e rápida ao cliente. Assim sendo, dentro da caixa azul que embala o Mate 10 encontramos o seguinte:

  • Carregador com tecnologia de carregamento rápido;
  • Cabo USB Type-C;
  • Chave para a bandeja dos cartões;
  • Capa de silicone;
  • Manuais.

Qualidade de Construção

Este é um topo de gama (e o flagship da marca), e a qualidade de construção mostra exatamente o que a Huawei – chegar ao topo – sendo que desde o primeiro momento fiquei apaixonado pelo design do smartphone.

O Huawei Mate 10 é um smartphone grande com uma excelente câmara, design impressionante e muita potência escondida por detrás da sua aparência requintada.

Devido ao seu tamanho, não será um smartphone para todos. Todavia, tem poucas falhas e encontra-se na lista dos melhores equipamentos do mercado. É sem dúvida o melhor equipamento que testei até hoje.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Huawei seguiu a tendência e colocou “molduras” de metal no Mate 10 e um acabamento em vidro na traseira do equipamento. É uma conjugação de materiais bastante usada por todas as marcas, contudo neste smartphone fica particularmente bonita.

As suas dimensões são 150.5 x 77.8 x 8.2 mm e pesa 186 gramas. É um smartphone curvo bastante confortável, transmitindo confiança, pelo que é bastante confortável na mão. A espessura de 8.2 milímetros torna o Huawei Mate 10 ainda melhor.

A frontal do equipamento conta com o ecrã “FullView” da Huawei, que ocupa 81.61% do seu corpo. Podemos ainda encontrar o leitor de impressões digitais e na parte superior do ecrã temos uma câmara frontal, o receptor de chamadas telefónicas e o sensor de próximidade. Os botões de controlo estão localizados na lateral do smartphone.

Ecrã

Huawei Mate 10 - Ecrã
Huawei Mate 10 – Ecrã

Por trás do vidro Corning Gorilla Glass, temos um ecrã de 5,9 polegadas, com uma densidade pixeis de 498 PPI e resolução de Quad HD 1440 x 2560. Em comparação ao Huawei Mate 10 Pro este é smartphone de maiores dimensões que devido ao seu aspeto mais “tradicional”, nos proporciona uma exibição maior.

Devido ao facto de ser um IPS, não pode competir com a qualidade do Samsung Galaxy Note 8 ou do Mate 10 Pro, com sua tecnologia OLED. Porém, este não lhes ficam muito atrás.

O seu vidro proporciona um toque fenomenal, sendo este bastante “suave”.

A tecnologia IPS no Mate 10 suporta HDR10, oferecendo cores mais fortes e maior alcance dinâmico quando assistimos a conteúdo.

Os ângulos de visão são excelentes pelo que o conteúdo fica extremamente brilhante.

Desempenho

Huawei Mate 10 - Pontuação AnTuTu
Huawei Mate 10 – Pontuação AnTuTu

Por fora este equipamento tem uma aspeto apaixonante, todavia é “no interior” que este faz toda a diferença.

Vamos encontrar um equipamento potente. A Huawei deu “força pura” ao Mate 10, ao equipá-lo com o SoC Hisilicon Kirin 970 com um processador de oito núcleos 4 x 2.4 GHz Cortex-A73 + 4 x 1.8 GHz Cortex-A53).

Neste campo nada podemos apontar a quem projetou este equipamento, pois é sem duvida um dos melhores system-on-chip, estando preparado para competir com qualquer outro smartphone do mercado.

A sua GPU é uma Mali-G72 MP12, que é capaz de rodar qualquer jogo sem problemas. É de realçar que este equipamento suporta qualquer atividade sendo excelente multi-tasking.

Sistema operativo

Huawei Mate 10 - Sistema Operativo
Huawei Mate 10 – Sistema Operativo

O Huawei Mate 10 vem com o Android Oreo (8.0), por baixo da interface do utilizador da Huawei, a EMUI 8. Para muitos poderá ser uma problema, contudo a EMUI está cada vez mais estável e limpa, possibilitando também a personalização.

Esta permite que controles tudo, desde transições da Página Inicial, Temas, Ícones de aplicações, a calibração de cores da do ecrã, até o layout da barra de navegação, entre muitos outros.

Huawei Mate 10 - Acerca
Huawei Mate 10 – Acerca

Se tudo isto parecer-te exagerado, a Huawei foi mais longe ainda dando à EMUI 8 uma característica muito útil, o desktop EMUI (disponível apenas na série Mate 10), que é muito semelhante à interface DeX da Samsung na gama Galaxy S8.

A diferença fundamental é que a EMUI não necessita de uma dock (bem cara por sinal) para ativar esta função, bastando para isso usar um cabo que converte USB-C para HDMI de baixo custo.

Menos é mais

Autonomia

Huawei Mate 10 - Autonomia
Huawei Mate 10 – Autonomia

A bateria do Huawei Mate 10 possui uma capacidade de 4000 mAh de tecnologia Li-Po (Polímero de Lítio). Esta suporta carregamento rápido, tendo a tecnologia chamada “Huawei Super Charge 3.0.”. Em apenas 15 minutos este carrega 30%, sendo que para chegar aos 50% demora 30 minutos.

Foi o meu equipamento diário durante pouco menos de um mês e nunca tive problemas de bateria. Faço muito consumo de multimédia, e uso o smartphone para praticamente tudo, aguentando sempre um dia completo de utilização extrema.

Huawei Mate 10 - Consumos por aplicação
Huawei Mate 10 – Consumos por aplicação

A EMUI também permite muitas opções de economia de bateria nas configurações, a partir de modos tradicionais que desligam os processos de fundo até a escala de resolução, para que tu possas mudar a resolução de QHD para 1080P ou 720P, diminuindo assim a carga no hardware e aumentando a autonomia.

 

Conectividade e Sensores

O Huawei Mate 10 conta com uma excelente conectividade. Começando pelo LTE 4G que permite a transferência de dados e excelente navegação na internet, possui também Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 e suporta os sistemas de geoposicionamento A-GPS/GLONASS/BeiDou e Galileo Conta também com tecnologia NFC.

Ao nível de sensores temos:

  • Acelerómetro;
  • Proximidade;
  • Giroscópio;
  • Barómetro;

Convém ainda referir que o leitor de impressões digitais funciona de uma forma perfeita, sendo extremamente rápido.

Câmara

Em relação as câmaras, este possui uma configuração de duas câmaras na traseira com lentes da famosa Leica. A principal possui um sensor de 12MP, com estabilização de imagem ótica (OIS). A segunda câmara possui um sensor monocromático de 20MP e ambas têm uma abertura f/1.6.

Huawei Mate 10 - Câmara
Huawei Mate 10 – Câmara

É uma configuração idêntica à encontrada no Mate 10 Pro, e que deve resultar em excelente desempenho de baixa luz. Para além disso com o auxílio da inteligência artificial. A precisão do foco e da cor é excelente.

O modo macro também é muito bom, assim como o auto-foco. Conta também com o suporte manual completo para fotos e vídeos, possibilitando tempos de exposição de até 30 segundos e vídeo manual com resoluções até o 4K.

Os modos semi-automáticos também funcionam muito bem, destacando-se o modo noturno inteligente que compõe instâncias de uma cena para criar fotos dinâmicas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os resultados da câmara frontal de 8MP também são bons, com imagens que capturam uma quantidade decente de detalhes e modos de beleza muito melhores, quando comparados aos que encontramos nos restantes equipamentos da Huawei. Esta também pode capturar vídeo em 1080P.

Opinião

O Huawei Mate 10 é um smartphone grande com uma excelente câmara, design impressionante e muita potência escondida por trás da sua aparência requintada.

Dado o seu tamanho, não é um smartphone para todos. Contudo este possui poucas falhas está definitivamente lista dos melhores equipamentos do mercado.

É sem duvida alguma dos melhor equipamento que testei até hoje, sendo a sua nota final um redondo 9.

Sobre Filipe Marques 7 artigos
Não é segredo que a internet facilitou — e muito! — a maneira como vivemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Fazer chegar a tecnologia a todos na forma escrita não é propriamente fácil, mas é um desafio. Tal como a vida.